Como calcular a atenuação à partir do percentual de perda

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
PT2VHF
Site Admin
Mensagens: 88
Registrado em: Seg Fev 06, 2006 2:01 pm
Localização: Brasília-DF
Contato:

Como calcular a atenuação à partir do percentual de perda

#1 Mensagem por PT2VHF »

Por PT9IR
1- Vai precisar de uma calculadora científica. A do windows configurada para modo científica serve.
2- Determine o percentual que deseja para perda. Digamos que você não deseja perder mais que 15% das potencias de TX e RX (afinal a perda é recíproca para a mesma frequência). Logo vai restar 85% disponível, ou seja, coeficiente de 0,85.
3- De posse deste valor (eficiência da linha) de 0,85, aplique para a função logaritmo da calculadora o valor 0,85.
4- Vai surgir no display -0,07058.
5 - Agora basta multiplicar por 10 para ter a atenuação que você deseja expressa em decibel. No caso em tela -0,7058 dB é a máxima atenuação que você quer que a linha introduza no caminho entre o rádio e a antena.

Irineu agora que já sei a máxima atenuação que desejo como vou escolher o cabo que me atende?
E simples, basta dividir está atenuação pelo comprimento do cabo necessário na sua estação. Sempre lembrando que deixar cabo sobrando é um desperdício de energia. A linha só introduz perda. Então admitamos que o mínimo necessário seja 20m. Logo a linha que te atende deverá ter uma atenuação típica de 0,7058/20= 0,03529 dB/m para a frequência de operação. Lembrando que a atenuação de uma mesma linha muda exponencialmente com a frequência. Agora é só verificar nas ficha técnicas qual linha oferece 0,03529dB para cada metro do cabo.

Ora pois coloque um wattímetro de RF confiável terminado com uma carga de 50 ohms adequada (baixo SWR) lá no final da linha. Aplique uma potência conhecida na outra ponta ralhos!
Coeficiente= Potência que você mediu no wattímetro DIVIDIDO pela potência que você aplicou na entrada da linha com seu rádio.

Exemplo apliquei 50W com o rádio e lá na outra ponta o wattímetro registrou 25W.

Coeficiente (eficiência) 25/50= 0,5