Construção Cabo Dados FT2DR

Mensagem
Autor
Aislan - PU5ISL

Construção Cabo Dados FT2DR

#1 Mensagem por Aislan - PU5ISL »

Boa noite pessoal. Este é meu primeiro tópico aqui, e como a essência do radioamadorismo é aprender, construir, e compartilhar; gostaria de registrar nesse tópico a construção de um cabo de dados para o FT2DR. Nunca tinha necessitado utilizar esse cabo, e apos a ultima atualização que a Yaesu lançou, possibilitando conectar a rede Wire-X diretamente de um computador através deste cabo, decidi pesquisar e construir um ao invés de comprar. Não exige grande habilidade em eletronica construir algo do tipo, mais se voce se interessar em construir, faça por conta e risco.

Depois de muito procurar na internet, descobri que o padrão de comunicação é o RS232, o que permite voce utilizar um simples conversor USB > RS232 para fazer a transferencia de dados entre os dois dispositivos.
Então através do manual de serviços do rádio, procurei pelo conector USB no diagrama elétrico, afim de descobrir quais os pinos corretos para fazer essa conexão TX(pino 8), RX(pino 7) e GND(pino 11).

No layout da placa USB , confirmei o codigo da peça, e o Part Number do fabricante do connector. Uma rapida pesquisa no google, descobri o datasheet do conector no site de um fabricante. La é possivel saber qual a posição real dos pinos de 1 a 11, tanto do receptaculo que ja existe no radio, quanto do plug que vai conectar nele.

Irei utilizar um cabo USB/AV de camera DSLR da Canon T3i, qye vende no ML por aproximadamente R$20,00, cortando os conectores RCA e aproveitando o conector ja com os fios. Com um multimetro facilmente localiza-se os pinos que vamos utilizar (7,8,11). O conversor USB para RS232 vou usar o FTDI Basic, vendido no ML tambem por aproximadamente R$30,00.

A ligação é muito simples,
Basta ligar o GND do FTDI com GND do radio atraves do pino 11.
O TX(pino 8 do cabo) liga-se no RX do FTDI, e o RX(pino 7 do cabo) liga-se no TX do FTDI.

Imagem
Diagrama Eletrico

Imagem
Conector USB

Imagem
Unidade da placa USB

Imagem
Datasheet do conector e do plug do cabo

Imagem
Confirmação da ordem dos pinos a serem utilizados

Estou aguardando chegar o cabo que comprei no ML. O FTDI eu ja tenho em casa.
Assim que concluir a montagem, eu posto os resultados aqui.

Espero que possa ser util pra outros radioamadores.
Obrigado a todos
73