O CW é muito mais rápido

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
pt2vhf
Site Admin
Mensagens: 62
Registrado em: Seg Fev 06, 2006 2:01 pm
Localização: Brasília-DF
Contato:

O CW é muito mais rápido

#1 Mensagem por pt2vhf » Dom Abr 23, 2006 10:11 am

Uma competição realizada na Austrália provou que o código Morse é mais rápido que uma pessoa. Este experimento foi possível graças ao Museu Australiano que participou de um conteste utilizando a telegrafia.

Foram transmitidos sinais telegráficos por um radioamador de 93 anos de idade e também participaram vários adolescentes que tentaram ser mais velozes que o CW.

Criado por Samuel Morse em 1832 o código Morse nada mais é do que a transmissão de sinais de áudio em forma de traços e pontos. Este código Morse foi muito utilizado pela Marinha até o ano de 1997.

Não foi apenas uma batalha de velocidade entre os competidores, mas sim, a prova de que o CW transmitido em alta velocidade é mais rápido que a voz humana.

Participou do evento o radioamador e radio telegrafista Gordon Hill de 93 anos de idade que aprendeu o CW em 1927 e trabalhou nos correios da Austrália por muitos anos. Gordon Hill foi desafiado pela adolescente de 13 anos Brittany Devlin que estava com o radio em punho e um rico vocabulário de palavras para serem ditas. A competição realizou-se no museu Powerhouse na cidade de Sidney na Austrália e teve a cobertura jornalística da revista Advertisement in a Teenage.

A adolescente começou a conversar com a outra pessoa que receberia a mensagem e o senhor Hill recebeu e transmitiu as palavras em apenas 90 segundos. Enquanto faltavam 18 segundos para a adolescente terminar o texto.

O senhor Hill disse que é interessante como a tecnologia ainda não alcançou a velocidade do CW. Observe que uma desajeitada maquininha de emitir sinais telegráficos foi capaz de ser mais veloz que a voz humana.

Quer saber mais sobre o código Morse e suas vantagens nas transmissões via radio, então visite o link: http://www.learmorsecode.com

No programa do Jay Leno, The Tonight Show, em maio/2005 realizou uma competição identica, onde dois experientes radioamadores e eximios cwblistas competiram contra o cara que envia mensagens SMS mais rápido dos Estados Unidos.

MAURICIO BERALDO PY4MAB
PY4MAB@AMSAT.ORG
BRASIL

Postado por: Gerson Motareli (PY2BRZ)



Lelure
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Mar 27, 2006 11:40 pm
Contato:

#2 Mensagem por Lelure » Sex Jun 09, 2006 12:52 am

Falou e disse!
Também sou apaixonado por telegrafia, e agora ainda mais, dada a eficiência na TX.
Abraços!
Leandro



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante