Aversão ao CW

Mensagem
Autor
Lelure
Contato:

Aversão ao CW

#1 Mensagem por Lelure » Qua Abr 19, 2006 1:30 am

Olá, amigos radioamadores!
Uma questão que me chama (até hoje), a atenção é...
Ouvir de alguns operadores da classe D e C, ou aspirantes a radioamadores dizerem que é atraso de vida o exame de CW, pois a tecnologia já suplantou esta modalidade; Telegrafia.
Por outro lado, dá pra notar que para estes operadores, o CW é uma barreira. E que se sentem frustrados por acharem não ter a capacidade de "entender" aqueles sons. Procuro orientar para que entendam que não é o CW uma barreira para as classes, mas sim, mais um conhecimento a ser adquirido e praticado por nós, radioamadores.
Gostaria de poder discutir este tipo de situação, que envolve o CW, com os amigos...
Abraços,
Leandro

pt2vhf
Site Admin
Contato:

#2 Mensagem por pt2vhf » Qua Abr 19, 2006 10:12 am

É realmente uma barreira, mas mais um mito que uma barreira. Quando aprendi para passar para classe B, em 91 acho, eu aprendi do zero em 1 semana a escutar e identificiar bem, e mais uns 2 dias para transmitir. O macete é escutar e não encostar no manipulador até entender bem o que está escutando. O resto é tranquilo. É muito interessante voce escutar uma transmissão quase muda no meio de muita qrm, e identificar que é uma transmissão com baixíssima potência, vindo do outro lugar do mundo. Vale a pena a experiência sim..
73

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico