O "Novo Paradigma" Adeus ao relay agora WIDE1-1

Automatic Position Reporting System
Mensagem
Autor
PY1EU
Contato:

O "Novo Paradigma" Adeus ao relay agora WIDE1-1

#1 Mensagem por PY1EU » Sex Set 08, 2006 12:56 am

A discussão sobre a descrição dos paths como eles foram definidos décadas atrás e com a popularidade crescente do APRS nos últimos anos, houve um aumento e um congestionando da rede dramaticamente. Muitos destes congestionamentos foram causados por pacotes duplicados e desnecessários, gerados por digipeaters com WIDE ouvindo e retransmitindo os seus próprios pacotes, após eles terem transmitidos por um digipeater vizinho. Pacotes com paths como RELAY,WIDE,WIDE ou RELAY,WIDE2-2 vão de um lado para outro repetidamente em um pingue-pongue em pares aos digipeaters adjacente, criando numerosas transmissões, adicionadas também pelos usuários que não entenderam as limitações do 1200bauds e estavam abusando nas suas transmissões como WIDE4-4, WIDE5-5 ou mais alto.
Um exemplo, a grande proporção de digipeaters em uso nos USA utilizando os Kantronics KPC3 +, Estes TNCs tem um software interno que podem descobrir pacotes duplicados e poder assim evitar de retransmiti-los. Mas só se o Path for WIDEn-n. Fora isso, eles retransmitirão WIDE ou RELAY repetitivamente.
Recentemente em 2004 e mais cedo em 2005 uma convenção focalizou este problema e foi chamado de "O Novo Paradigma". Esta convenção apontou a retirada do RELAY e WIDE e mudando para para WIDEn-n. Além disso foram fixados em muitos digipeaters, para ignorar caminhos maiores que WIDE2-2. Isto reduziu grandemente a congestão da rede causada por pacotes duplicados gerados pelos RELAY e WIDE com parâmetros abusivos.
O problema que surgiu foi que os digipeaters de alto-nível (KPCs) não respondiam aos RELAY de usuários e gerou um dilema de peso:
A idéia então foi mudar o RELAY nas estações móveis para WIDE1-1 e se antes uma estação móvel usava RELAY,WIDE2-2, ficará WIDE1-1,WIDE2-2.
Para digis com KPC-3 que são as estações que usam um TNC Kantronics KPC-3+ em modo terminal é sugerido os seguintes parâmetros:
CD SOFTWARE
DIGIPEAT ON
DWAIT 0
MYCALL PY1EU-1
MYALIAS PY1EU-10
PERSIST 64
UIDIGI ON PY1EU
HID OFF
UIDWAIT OFF
UIFLOOD NONE,30,NOID
UITRACE WIDE,30
Nestes casos forçamos os TNC a usar o WIDEn-n como se fosse TRACEn-n. e etc
A idéia de mudar o Relay por WIDE1-1 nas estações móveis é aliviar o tráfego da rede, com estes paradigma a estação móvel será repetida por apenas uma estação fixa, ao longo das digipeaters dentro da zona de cobertura ou diretamente pelas digipeaters no primeiro salto. Evitando repetições desnecessárias

Texto adaptado do original de WB4APR Bob Bruninga
Eudoxio de J. Mondego - PY1EU