Astronauta brasileiro participa de coletiva em Moscou

Tudo sobre satélites, ISS, etc...
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
pt2vhf
Site Admin
Mensagens: 62
Registrado em: Seg Fev 06, 2006 2:01 pm
Localização: Brasília-DF
Contato:

Astronauta brasileiro participa de coletiva em Moscou

#1 Mensagem por pt2vhf » Qua Fev 08, 2006 11:37 am

Moscou - O astronauta brasileiro Marcos Cesar Pontes participou junto com outros tripulantes da nave Soyuz de uma entrevista coletiva na manhã de hoje na Cidade das Estrelas, em Moscou. O tenente-coronel deve ir para o espaço no dia 30 de março.
Imagem

Segundo o tenente, seu treinamento compreende em simular todas as situações possíveis para que tenham experiência suficiente para qualquer tipo de imprevisto e abrangendo várias situações de emergência.

Para Pontes, a sensação de participar de uma missão ao espaço é difícil de se descrever, por se tratar de uma missão muito importante para a pesquisa espacial brasileira. Os nove experimentos brasileiros que serão levados ao espaço estão sendo analisados e compreendem diversas áreas, mas principalmente na área de nanotecnologia.

Ao lado do comandante, o russo Pavel Vinogradov, e do engenheiro de vôo americano Jeffrey Williams, Pontes falou sobre uma série de aspectos pessoais do treinamento e da viagem, como o frio rigoroso na Rússia na reta final dos preparativos, o apoio que espera dos brasileiros, itens simbólicos que pretende levar ao espaço e até superstições.

Na volta, segundo ele, daria "um abraço bem forte no Brasil" se pudesse. Esta é a missão de número 13. O estigma do número e a memória da Apollo 13, missão lunar marcada por uma série de problemas que por pouco não acaba em tragédia, não preocupa Pontes ou seus colegas.



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante