Astronauta faz videoconferência com alunos do DF

Sala de discussão sobre o Projeto ARISS e os contatos com o astronauta brasileiro Marcos Pontes
Mensagem
Autor
pt2vhf
Site Admin
Contato:

Astronauta faz videoconferência com alunos do DF

#1 Mensagem por pt2vhf » Qui Abr 06, 2006 9:12 am

Cerca de 500 crianças do Distrito Federal participarão nesta quinta-feira, às 18h, de uma videoconferência com o astronauta brasileiro Marcos César Pontes na sede da Agência Especial Brasileira (AEB). Todos são alunos dos Centros de Ensino e Serviço Social da Indústria (Sesi), mas apenas quatro estudantes de 5ª a 8ª séries farão perguntas.

O aluno Igor Pinheiro, que ainda não tem certeza do que perguntará, disse estar interessado em como ele se sente na nave espacial. “Eu me sentiria muito sozinho vendo o mundo de cima. Eu ia sentir muita falta daqui”, afirmou o estudante da Ceilândia, considerado um dos melhores de sua turma.

Já a aluna Layssa Sousa, da 5ª série também da Ceilândia, pretende descobrir as curiosidades da viagem espacial. “Eu quero saber o que ele achou de mais interessante quando chegou lá”, contou a estudante, que tirou nota máxima nas últimas provas de Ciências. “Eu já fiz a experiência do feijão aqui. Resta saber se lá tá dando tudo certo”.

Perguntas mais específicas ficarão por conta dos alunos das 7ª e 8ª séries de Taguatinga. O aluno da 8ª Eduardo Mendes de Oliveira, que foi escolhido por sorteio para conversar com Marcos Pontes, disse que passaria a noite pesquisando para fazer uma pergunta “inédita”. “Me sinto com uma responsabilidade muito grande. Sou um privilegiado. Me sinto com os meus 15 minutos de fama”, disse.

Na quarta-feira, o astronauta brasileiro deu início ao último experimento de sua viagem. Ele analisa as reações enzimáticas do ponto de vista da cinética (velocidade e dinâmica na interação com as paredes das células) na falta de gravidade. O foco está nas reações da lipase e lipase imobilizada (enzimas que quebram moléculas de gordura) e a invertase, que gera como produto a frutose. Essas enzimas podem ser encontradas em alguns adoçantes, refrigerantes e alimentos congelados.