Cientistas russos alertam sobre tempestade magnética prolong

Ponto de encontros dos aficcionados em DX usando VHF e UHF
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
pt2vhf
Site Admin
Mensagens: 62
Registrado em: Seg Fev 06, 2006 2:01 pm
Localização: Brasília-DF
Contato:

Cientistas russos alertam sobre tempestade magnética prolong

#1 Mensagem por pt2vhf » Qua Mai 10, 2006 3:14 pm

Fenômeno é causado por perturbações solares; a tempestade deve durar pelo menos 3 dias

MOSCOU - O Instituto russo de Ionosfera e Magnetismo Terrestre alertou, nesta quarta-feira, para uma tempestade magnética "prolongada" que afetará a Terra nos próximos dias, por causa de perturbações solares.

"Esperamos um aumento da atividade geomagnética que pode se prolongar por pelo menos três dias", disse Anatoli Belov, chefe do laboratório de magnetismo e ondas do instituto, à agência Itar-Tass.

Belov indicou que a tempestade magnética provavelmente começará na noite de quinta-feira e sua intensidade será menor que a de outras perturbações do tipo, ocorridas este ano.

As tempestades magnéticas são causadas pelos intensos fluxos de partículas ionizadas que resultam das explosões que ocorrem na coroa solar.

Em condições normais, o fluxo de partículas passa despercebido, mas quando as explosões aumentam bruscamente de intensidade, o campo magnético terrestre é alterado, fenômeno chamado de tempestade geomagnética e que afeta os organismos vivos e o meio ambiente.

As tempestades magnéticas produzem as auroras boreais, interferem nas transmissões de rádio e influem de modo negativo na saúde das pessoas sensíveis às alterações do campo magnético terrestre.

Dependendo de sua intensidade, as tempestades geomagnéticas também podem afetar o funcionamento de satélites, redes elétricas, sistemas de navegação e oleodutos.



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante