Novo no Forum e com algumas dúvidas

Tudo sobre VHF, DX, repetidoras, rádios, etc...
Mensagem
Autor
zz2dlc

Novo no Forum e com algumas dúvidas

#1 Mensagem por zz2dlc » Qui Mai 18, 2006 11:29 am

Olá a todos. Sou novato aqui no fórum, e tirei a minha licença (classe D) semana passada. Agora, procuro um equipamento para comprar. Quero começar com um HT, e no momento certo, arranjo uma estação para meu carro e também uma fixa (não tenho muito espaço aqui em casa, agora).

Agora, as dúvidas: estive olhando na internet e procurando por rádios do tipo HT. Os que mais me interessaram são:

Icom: IC-T90A
Kenwood: TH-F6
Yaesu: VX-2R, VX-6R e VX-7R

Pelo custo/benefício, e pelo pouco que sei, imagino que o modelo VX-2R seria bem adequado a minhas necessidades. E vocês, o que acham? Preciso de um equipamento para aprender a operar direito, e que não tenha um histórico de problemas.

A minha outra dúvida é quanto às regras. Gosto de tudo direitinho, já paguei todas as taxas, mas li no site da Anatel sobre homologação de equipamentos, e tudo indica que tenho que solicitar a homologação para equipamento de uso próprio. O fato de seu um operador classe D, me impede de homologar um rádio que opere também em 6m (como um tri-band)?

Desde já agradeço.

ZZ2DLC - Marcos

ZZ1YHF

#2 Mensagem por ZZ1YHF » Sáb Mai 20, 2006 2:50 am

Olá, também sou novo. Acho que já respondi uma mensagem sua numa comunidade do Orkut. Ainda sou pessimo pra guardar indicativos.

Olha, eu tambem comecei com um HT, o VX-2 mesmo. Ele é um bichinho bom pra ter pra vida toda, primeiro pelo tamanho, segundo pq escuta quase tudo que interessa. O problema é que escutar HF nele fica dificil primeiro pela ausencia de uma antena ideal, segundo pq nao pega SSB. Fora isso, ele é quase um scanner simples mais 2 bandas pra operar. Seu ponto negativo é a baixa potencia, serve como um acionador de repetidoras próximas ou como um "talkabout" melhorado. Qualquer uso fora disso vai ser sorte da ocasião, ou então fruto de seu uso como mini-estação base, ou seja, ligando numa antena de verdade. Ai seria uma operação QRP. Só não sei se uma baixa potencia dessa nao ia se perder toda ate chegar na antena. Ligando ele numa fonte, ele ate pega mais potencia, chega a 3 watts em VHF, ai ja se torna mais aceitavel como uma estação QRP.

Eu na verdade trocaria meu VX-2 por um TH-F6A se eu pudesse, pois eu gostaira de ter um HT que escutasse SSB e tivesse mais potencia. Mas pegar um VX-2 significa uma economia de no minimo 500 reais. 500 reais compra um VHF móvel usado em excelente estado. Pode ser bem mais negócio do que ter um HT mais completo, pq se a potencia é pouca e a antena limitada, 3 watts a mais não vao te fazer atingir aquela repetidora mais dificil. Até pq se precisa de mais potencia pra chegar, um pouco mais de potencia no maximo vai te permitir chegar com ruidos pessimos de HT onde vc nao deveria estar chegando. Quem ja escutou alguem falando em HT no radio vai entender do q estou falando. Não é a toa que radioamadores antigos fazem gozação com donos de HT. Mas o pior é q tem mto HT q custa mais caro q o radio q eles usam.

ZZ1YHF

#3 Mensagem por ZZ1YHF » Sáb Mai 20, 2006 3:03 am

Esqueci de falar da homologação. Olha, eu ja tentei me informar sobre isso, e é um tema meio tabu. A maioria do pessoal não usa radio homologado. Se encaixariam em dois grupos, o primeiro, de PY´s que usam equipos velhos que foram dispensados de homologação. O segundo, do pessoal que importa radio ou compra do Paraguai, que nao esta nem ai pra fiscalização da Anatel pois sabe que só os azarados recebem fiscais em casa. Até pq essa regra de homologação é a coisa mais estúpida da face da terra. Radios de marcas consagradas precisam de analise de gente q mal viu um radio nessa terra onde praticamente nao existem radios? O q sao 30.000 radioamadores contra 700.000 só nos EUA, que ja testaram e abusaram todos os equipos dessas marcas. Sem falar do FCC q nao vou nem comparar sua eficiencia com a Anatel.

Eu tambem queria q meu VX-2 fosse homologado e meu futuro TM-D700A tambem. Mas pra eu homologar esses radios vou ter q passar mais uma vez pela burocracia da Anatel e pagar taxas. Acho que é 200 reais, e não precisaria levar os radios em laboratorio, tem uma nova regra q obriga apenas uma documentação e copias em portugues do manual pra q eles analisem, se o equipamento tiver um selo do FCC. Vou gastar maior grana. Tem gente que da a ideia de fazer uma vaquinha com donos do mesmo radio assim todos saem favorecidos sem que 1 sirva de cristo. Eu prefiro ignorar essa regra e acreditar q nunca serei procurado pela Anatel.

O comentário mais pertinente que li a respeito, dizia o seguinte. A lei q rege o radioamadorismo permite que o radioamador se comunique em frequencias não autorizadas, em casos extremos de emergência. A homologação exigida pela Anatel proíbe que se tenha um rádio que opere em frequencias não permitidas. Logo, um radioamador que precise falar com os bombeiros numa emergencia deve fazer um treinamento de como desbloquear o TX do seu rádio em 1 minuto, caso precise falar no radio com os bombeiros na emergencia, se quiser ser honesto em relação a homologação do seu rádio. Que lei é essa afinal?

Sobre sua outra questão, se você pode ou nao ser dono de um radio que transmita nas frequencias de radioamador que voce pode operar, eu nao sei te responder com certeza, mas eu acredito q vc pode tranquilamente ser dono sim, desde que não transmita nessas frequencias. Mas caso eu esteja errado, eu espero q nós dois tenhamos evoluido pra PU no minimo, antes que a Anatel nos faça uma visitinha, heh heh. Isso é, caso sejamos donos de um equipo que opere em HF, é claro.

Abraços

zz2dlc

#4 Mensagem por zz2dlc » Seg Mai 22, 2006 1:28 pm

Olá, também sou novo. Acho que já respondi uma mensagem sua numa comunidade do Orkut. Ainda sou pessimo pra guardar indicativos.
Obrigado por responder ao tópico. Com certeza a pessoa a quem respondeu no Orkut não fui eu, pois perdi a minha senha lá já faz tempo. :( (ainda hoje vou tentar reativar...).

Ainda não me decidi por nenhum dos eqptos, baixei os manuais na internet e estou olhando um por um. Com certeza o VX-2 é bem prático: pequeno e leve, bom para levar a qualquer lugar e é relativamente barato. Mas sobre SSB eu ainda não levei em conta. Segundo o que li, a troca de uma antena pode melhorar bastante o rendimento. E aqui no DF os terrenos são em geral planos, será que isto ajudaria este radinho a ter um desempenho melhor?
Eu na verdade trocaria meu VX-2 por um TH-F6A se eu pudesse, pois eu gostaira de ter um HT que escutasse SSB e tivesse mais potencia.
Ah, se a questão não fosse o preço, eu pegaria os dois, porque não? Quem dera... :) Mas o TH é o dobro do preço, pelo menos nos sites aonde eu olhei.

O meu conhecimento "prático" de radioamadorismo ainda é pouco, coisas sobre muitos recursos dos rádios eu conheço só de acessar os sites e páginas da galera... como utilização de repetidoras e coisas do tipo. Li alguma coisa a respeito mas não entendi bem, eu posso usar um HT para operar uma outra estação, seja base ou até móvel (sem ser repetidora), como se o HT fosse uma extensão "sem fio"? Se esta técnica ou recurso existe, tem um nome?

ZZ1YHF

#5 Mensagem por ZZ1YHF » Seg Mai 22, 2006 8:28 pm

Olha, acho que a região que você se localiza é perfeita pra quem opera VHF/UHF, pois o pior obstáculo pras frequências altas é o relevo.

Pelo que entendi sobre sua dúvida a respeito de HT´s, sim, eles podem ser usados pra acessar outros aparelhos. A Kenwood é uma empresa que se dedica bastante nesse quesito, pois ela vende HT´s que já vem prontos pra comandar aparelhos base. O TH-F6A por exemplo é capaz de operar remotamente o TS-2000 (acho q é assim que se chama) através do sistema chamado Sky Command II. Outra função é o cross-band repeat, vc fala do HT numa frequencia, a base recebe e retransmite em outra faixa com a potencia de base. Se seu HT conseguir operar em duas bandas como o F6A, você poderá transmitir em VHF e receber em UHF.

Eu comprei um rádio da Kenwood dual band chamado TM-D700A, ainda nao recebi, comprei ele por outras funções, mas se nao me engano ele também é controlável por HT. No fundo, qualquer HT pode ser usado desde que vc aprenda os códigos DTMF para operar a base. Os HT´s feitos especificamente trazem é facilidade. Como meu HT é um VX-2, eu teria que usar a memoria dele pra configurar umas linhas de DTMF, o que deixaria o "controle remoto" dessa base bastante limitado, eu teria que configurar manualmente as memorias de DTMF do HT ja q ele não possui teclado. E também mesmo os que tem teclado devem ser difíceis de se operar na mão sem errar.

Abraços

zz2dlc

#6 Mensagem por zz2dlc » Ter Mai 23, 2006 11:31 pm

Pelo que entendi sobre sua dúvida a respeito de HT´s, sim, eles podem ser usados pra acessar outros aparelhos. A Kenwood é uma empresa que se dedica bastante nesse quesito, pois ela vende HT´s que já vem prontos pra comandar aparelhos base.
Realmente, pelo menos é o que me pareceu. Hoje dei uma olhada por alto nos manuais dos hts. Somente no manual do TH-F6A achei isto explicado de maneira mais clara. Nos outros, encontrei coisa parecida. Nos Kenwood é DTSS, nos Yaesu é CTCSS/DCS, isto quer dizer a mesma coisa? Me corrijam aí se eu estiver errado.

Você comentou sobre a recepção em SSB, que também só vi no manual do Kenwood. A turma usa muito o SSB? Pode ser realmente útil a um radioamador iniciante?

E, por fim, aonde você comprou/compra seus equipamentos? Pela internet, achei dois sites, além da Radiohaus, mas eu gostaria de alguma recomendação. Você recomendaria algum site?

ZZ1YHF

#7 Mensagem por ZZ1YHF » Sex Mai 26, 2006 12:13 am

Olha, não sei o que é DTSS, mas te garanto que os equipamentos novos de VHF/UHF sempre vem com no mínimo o CTCSS q é o subtom normal, e a maioria vem com o DCS q é o subtom digital.

O SSB é importante pra fazer escutas de HF/PX, pois muita gente utiliza ele. No VHF é usado pra fazer DX, logo, dificilmente com um HT vc vai escutar. O TH-F6A e o VX-6/VX-7 da Yaesu tem recepção SSB, se não me engano.

Para fazer compras, eu recomendo o vendedor que me entregou um rádio essa semana, o André da http://www.radiofacil.com . O atendimento dele foi excelente, enviou o rádio dentro do prazo, cumpriu a palavra mesmo.

A Radiohaus eu não recomendo, pois eles demoram demais pra fazer a importação, além de cobrarem mais caro. Dizem que é assim porque eles vendem o aparelho com nota fiscal. Caso você faça questão disso, se informe com eles e tenha paciência, pois até pra comprar produtos brasileiros eu fiquei 12 dias úteis esperando o envio, e ainda tem os Correios pra completar quase 1 mês de espera.

Com o André eu paguei sexta, ele me enviou segunda, recebi na quinta. Me parece ser uma pessoa idônea, enviou cartões com o telefone, contato dele e endereço da loja virtual.

Falando nisso se alguém souber me indicar onde posso encomendar adaptadores de UHF, SMA, BNC e afins, pela internet, sem ser a Radiohaus, eu agradeceria. Preciso de uns específicos que a Radiohaus não tinha.

Abraços

02boneco

Re: Novo no Forum e com algumas dúvidas

#8 Mensagem por 02boneco » Ter Ago 28, 2007 7:54 am

Bom dia pra todos e os qth com todo respeito do mundo, bom nao vou mentir nao tenho licença ainda meu qra boneco unid 002 de uma pequena familia de radiamadores em espanha portugal etc e nosso grupo temos muitos problemas com estacionarias todos somos camioneiros e os tecnicos aqui desconhece nossa antena maria mole com alongador usamos nossas caixinhas na freq 26905.0 LSB banda C digito 35 , e queria saber alguns toq pra eliminar as estacionarias, colocamos cabos de 5.50 cm e aluguns do grupo usamos bota, estou sendo transparente com todos e desculpe minha falta de conhecimento si nao estou fazendo uma pergunta fora de lugar ou nao apropiada nesse sit , ficaria muito agradecido si alguem me facilitasse alguma informaçao, jpoboneco@hotmail.com estou sempre oline em uma blackberry no caminhao fico muito grato felicidades e uma otima semana xau fui

RADIOBAL

#9 Mensagem por RADIOBAL » Ter Out 02, 2007 4:55 pm

olá,

também tenho interesse em adquirir modelos novos de HT recém lançados
mas como sou novato fica difícil decidir.

é óbvio ter que obter o COER mas :

1) examinando o site da Anatel, concluí que é proibido usar rádios sem
homologação e selo da Anatel, apesar de serem livremente vendidos na internet.
Isto está correto ?

2) se eu comprar o HT e não transmitir, apenas escutar
estou incorrendo em infração ou crime ?

3) posso comprar um HT que transmite em uma faixa
não autorizada para a categoria inicial (D) ?
e se eu não utilizar essas faixas enquanto não obter a licença correta ?

4) se eu comprar um HT e quiser homologar na Anatel,
como saber se vou conseguir, ou seja, alguém sabe dizer
quais dos modelos mais novos lançados no mercado
a Anatel não homologa de jeito nenhum devido a alguma
característica técnica do aparelho ?

5) existe algum modelo de HT homologado que seja a prova de água ,
resistente a quedas, etc... para uso esportivo, off-road, etc... ?

richardjal

#10 Mensagem por richardjal » Sáb Out 26, 2013 1:15 pm

Olá Boa Tarde!

Tenho um Ht (Walkie talkie) Baofeng UV-5r

Não entendo muito deste HT

Gostaria de pegar mais frequências, pois até o momento só consigo ouvir poucas frequências e não consigo falar, pois creio que minha antena seja um pouco fraca...

Eis à seguir a especificação da antena: FM/136-174/400-520MHz

Queria saber se existe a possibilidade de melhorá-la a ponto de pegar mais frequencias e poder falar mais longe...

Vi uns vídeos onde o pessoal usa uma antena Nagoya - 771...

Eis um video onde a pessoa fez uma antena: http://www.youtube.com/watch?v=BjDucRljggM

Gostaria da opiniãoo de vcs e saber se posso expor minhas dúvidas neste tópico ou se existe um tópico mais especifico

Fico muito grato e aguardo um auxilio

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico